Câncer de mama: o diagnóstico e a importância da rede de apoio

1 de outubro de 2019 0
blog-nodulo-1200x627.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais incidente entre a população feminina e se caracteriza pelo surgimento de alterações desordenadas nas células mamárias.

O câncer de mama e a importância da rede de apoio

O diagnóstico de um câncer de mama repercute em toda a família e não somente sobre o dia a dia da  paciente com diagnóstico. Todos os sentimentos gerados pelo futuro desconhecido de um tratamento oncológico são vivenciados de forma intensa, tanto individual, quanto coletivamente. Por isso, o acolhimento médico é tão importante nesse momento, bem como o suporte e orientação das demais áreas envolvidas: enfermagem, psicologia, nutrição, etc.

A paciente tende a ser impactada pelas possíveis mudanças em seu corpo e na sua rotina. Por isso, cabe aos familiares e pessoas próximas que compõem sua rede de apoio estarem presentes no cuidado do dia a dia, auxiliando, acompanhando e proporcionando à mulher uma atenção diferenciada, visando passar pelo processo da melhor maneira possível.

Juntos, profissionais da saúde e rede de apoio são capazes de promover a segurança que a paciente com câncer de mama precisa para enfrentar os novos desafios que surgem ao longo do tratamento.

 

Como é feito o diagnóstico do câncer de mama

Atualmente, o diagnóstico do câncer de mama pode ser feito de duas formas:

Através do exame físico, quando a própria paciente percebe alterações na mama e nódulos palpáveis. Apesar da importância do autoexame para que a mulher conheça o seu corpo, o diagnóstico físico pode indicar que o tumor está em fase mais adiantada de desenvolvimento. Dependendo da localização do tumor, ele pode ser palpável e tratar-se de um tumor pequeno. Por exemplo , se o tumor está localizado na periferia da mama, ou se a mama é de pequenas dimensões.

Através dos exames de imagem, principalmente mamografia e ultrassom. Os exames de diagnóstico por imagem são os únicos capazes de detectar o câncer de mama em estágio inicial, quando as chances de cura são de mais de 95%. O diagnóstico precoce foi fundamental para elevar as estatísticas de cura do câncer de mama nos últimos anos e proporcionar a mulher uma melhor qualidade de vida.

Nem todo nódulo é câncer de mama

Existem alterações benignas nas mamas, conhecidas como fibroadenomas e alterações funcionais.

Deve ser lembrado aqui que a maioria dos nódulos palpáveis de mama representam alteração benigna, mas é importante que após a palpação de um nódulo de mama o médico seja procurado.

O fibroadenoma é um nódulo que costuma ter até 3 cm, se move mediante palpação e não provoca dores. Quando há a detecção de nódulos com essas características, é comum que os médicos solicitem exames complementares para que sejam descartadas as chances dos chamados tumores circunscritos. Nesse caso, o exame indicado é a ultrassonografia (ecografia), que deve ser efetuada para início da investigação.

Já a dor mamária é uma alteração funcional e cabe lembrar que o câncer de mama não provoca dores, quando em sua fase inicial.  Se a dor for cíclica, ou seja, surgir de tempos em tempos, principalmente no período pré-menstrual, há boas chances de se tratar desse tipo de alteração funcional. Por isso, o melhor a fazer nesses casos, é manter a calma e procurar orientação médica.

Ao solicitar exames complementares, o médico pode detectar também a existência de lesões pré-malignas. Elas são chamadas assim porque apresentam risco de 5% a 10% de apresentar carcinoma nos próximos 15 anos, o que também depende de outros fatores de risco somados ao diagnóstico. O acompanhamento frequente junto ao médico mastologista contribui de forma importante para detectar precocemente qualquer alteração que precise ser investigada mais a fundo, aumentando as chances de cura nos casos em que a doença é diagnosticada.

 

Dra. Radiá Pereira dos Santos
Diretora Técnica da Mamorad
CRM 05863

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


© Copyright 2018 Mamorad. Todos os direitos reservados. - Feito por DOM.COM.VC