Osteoporose é mais comum em mulheres acima dos 65 anos de idade

12 de janeiro de 2017
mulher-idosa-480x277.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Exame de densitometria óssea é fundamental para o diagnóstico e ajuda a prevenir fraturas

Um levantamento de 2012 da International Osteoporosis Foundation (IOF) revelou que 33% das mulheres e 16% dos homens acima de 65 anos convivem com a doença no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que a osteoporose é uma das doenças mais comuns entre sexo feminino, principalmente em pessoas idosas, mas também pode acometer homens acima dos 50 anos de idade. Trata-se de uma doença crônica progressiva, caracterizada pela diminuição da massa óssea e pelo rompimento da arquitetura óssea, o que compromete a força do osso e propicia fraturas.

As conseqüências são preocupantes. Os casos de fratura do quadril, por exemplo, devem chegar a 140 mil por ano em 2020 contra 121 mil ocorrências apuradas no ano da pesquisa realizada pela IOF. A incidência de fraturas na coluna também deverá crescer.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária caracteriza a osteoporose como uma doença silenciosa até que se torne complicada pela incidência de fraturas, que podem ocorrer mesmo após pequenos traumas. Mais de 1/3 das mulheres adultas terão uma ou mais fraturas causadas pela fragilidade óssea que caracteriza a osteoporose.

O ideal é que o diagnóstico e o tratamento ocorram antes de qualquer fratura e, mesmo após a ocorrência da primeira ruptura óssea, existem tratamentos efetivos para diminuir o risco de novas fraturas, que são mais comuns nas vértebras, fêmur proximal e pulso. Grande parte das fraturas resultantes da osteoporose produz mudanças esqueléticas, como deformações e diminuição da estatura, com um componente doloroso importante, que podem levar à invalidez e até mesmo à morte.

 

Como prevenir?

Evitar o sedentarismo através da prática regular de exercícios físicos, nem que seja uma leve caminhada diária, tomar sol por alguns minutos todas as manhãs, manter uma alimentação saudável, com equilíbrio nos nutrientes e, caso necessário, acompanhamento médico para obter uma dieta equilibrada e evitar atitudes que aceleram a perda da massa óssea, como exagerar em bebidas alcoólicas e fumar são medidas importantes para a prevenção.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

© Copyright 2022 Mamorad. Todos os direitos reservados.


Política de Privacidade e Termos de Uso

RESULTADO ON-LINE DE EXAMES