Bursite: causas, tratamento e como evitar

4 de julho de 2017
dor_ombro01-480x205.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Causada principalmente por pequenos traumas decorrentes do movimento repetitivo, pode gerar dor intensa e limitar movimentos na região afetada

A Bursite é uma inflamação da bursa, uma espécie de almofada fibrosa que protege estruturas ósseas e musculares do desgaste provocado pela movimentação corporal. Causada principalmente por pequenos traumas decorrentes do movimento repetitivo, pode gerar dor intensa e limitar movimentos na região afetada. Pode aparecer em todas as articulações, com destaque para ombro, quadril, cotovelos e joelhos.

CAUSAS

As principais são os traumatismos, principalmente os pequenos causados pela repetição de alguns movimentos durante longos períodos de tempo ou por excesso de repetição em curto espaço de tempo.

SINTOMAS

  • Dor intensa e aguda na região;
  • Limitação parcial dos movimentos;
  • Inchaço no local da inflamação.

DIAGNÓSTICO

  • É feito por meio da descrição dos sintomas, pela história e pelo exame físico do paciente;
  • A confirmação pode ocorrer por exames de raio-x (para averiguar a anatomia óssea), ecografia (que avalia o estado da bursa, de músculos e de tendões) e ressonância magnética (com o mesmo objetivo, mas mais precisão);
  • É importante que o médico exclua outros problemas que também podem provocar dores fortes, como doenças cardíacas e tumores.

TRATAMENTO

Boa parte dos casos de bursite é curável sem cirurgia. O importante é não deixar o problema se arrastar e procurar o médico assim que aparecerem os sintomas. O primeiro passo é combater a inflamação, aliviar a dor e reduzir ou abandonar a atividade que está causando os microtraumas na região onde está localizada a bursa. Se nada disso funcionar, só então é considerada a cirurgia para a retirada da bursa.

NO OMBRO

A bursa do ombro está localizada entre o acrômio e o manguito rotador (conjunto de tendões responsáveis pelo movimento de rotação do braço para dentro e para fora). A função principal dessa bursa é proteger o manguito durante o movimento dos braços, evitando que ele toque diretamente o acrômio.

COMO PREVENIR

  • Evite passar longos períodos de tempo com os cotovelos no ar (ao ler, por exemplo);
  • Tente não carregar objetos muito pesados por longos períodos de tempo;
  • Ao alcançar coisas no alto, use um banco e prefira pegá-las com o braço reto, não elevado;
  • Controle anualmente as condições do seu metabolismo a partir dos 40 anos.

Fonte: Zero Hora

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

© Copyright 2022 Mamorad. Todos os direitos reservados.


Política de Privacidade e Termos de Uso

RESULTADO ON-LINE DE EXAMES