Bem-Estar Mamorad – HPV e o Câncer de Colo Úterino

12 de abril de 2022
Card-bem-estar-mamorad-HPV.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco).

O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. O câncer de colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo.

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com determinados tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com tumores do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

Prevenção

O controle abrangente do câncer do colo do útero inclui prevenção primária (vacinação contra o HPV), prevenção secundária (triagem e tratamento de lesões pré-cancerosas), prevenção terciária (diagnóstico e tratamento do câncer invasivo do colo do útero) e cuidados paliativos

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

© Copyright 2022 Mamorad. Todos os direitos reservados.


Política de Privacidade e Termos de Uso

RESULTADO ON-LINE DE EXAMES