Cuidados preventivos são garantia de uma vida saudável para as mulheres
Rotina de hábitos saudáveis, consultas e realização de exames regulares devem iniciar na adolescência, garantindo a prevenção de doenças e diagnósticos precoces
O Dia Internacional da Mulher é celebrado apenas uma vez por ano, porém, a prevenção e o cuidado com a saúde feminina devem ser constantes. A mastologista e radiologista da MAMORAD, Ana Paula Vinholes, destaca que é muito importante que as mulheres comecem a ter cuidados específicos com a sua saúde desde a adolescência.
– Durante a infância, estes cuidados foram delegados ao pediatra. A partir da primeira menstruação, a jovem precisa começar a cuidar-se sob o ponto de vista ginecológico também. Estes cuidados, visam a promoção da saúde durante a sua vida – explica Ana Paula.
Entre as recomendações gerais estão uma alimentação saudável e balanceada, incluindo alimentos de todos os grupos: proteínas, gorduras e carboidratos. A médica destaca ainda, a prática de exercícios físicos regulares na prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
Além disso, há as recomendações especificamente voltadas para a saúde ginecológica, visando o bom funcionamento do aparelho reprodutor feminino e das mamas.
– É recomendável que a jovem consulte a ginecologista, por ocasião da sua primeira menstruação para avaliar a frequência dos períodos menstruais, dores pélvicas e mamárias durante a menstruação e fora dela, quantidade do fluxo menstrual e, até mesmo, a ausência dele, entre outras importantes avaliações – informa a doutora.
Ana Paula reforça a necessidade de esclarecimentos a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e, também, sugere que a mulher consulte com um ginecologista pelo menos uma vez ao ano, ou a cada seis meses se surgir alguma queixa nova neste período.
Dentro da sua especialidade, a doutora indica a realização de exames radiológicos de mama (mamografia) de rotina anualmente a partir dos 40 anos e, em casos de câncer em parentes de primeiro grau, 10 anos antes do evento do familiar. Já a realização de exames cipatológicos de rotina do colo uterino, também conhecido como Papanicolau, é recomendada a partir do início da vida sexual ativa da mulher.
De acordo com Ana Paula, a promoção destes hábitos saudáveis visa a prevenção de doenças contagiosas; de doenças desenvolvidas a partir de hábitos ligados ao sedentarismo ou alimentação desequilibrada e, principalmente, o câncer, cujo diagnóstico precoce é a principal arma para a cura.