Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Exame de

MAMOGRAFIA 3D

É um método de obtenção de imagens digitais da mama que agrega o princípio de detecção do sistema DR (mamografia digital de campo total) com o princípio da produção de imagem da tomografia linear. Antes do advento da tomografia computadorizada, para se obter uma imagem de um único plano de interesse de uma área anatômica específica, alguns equipamentos de raios X convencionais analógicos, eram capazes de realizar uma exposição em arco sobre uma determinada área de interesse. Para tanto, o tubo de raios X era interligado através de uma haste metálica, com a gaveta (local no qual o chassis é posicionado no equipamento) do equipamento de raios X.

A grande vantagem da tomossíntese digital mamária é a obtenção de imagens em diferentes planos da mama. Esse processo, aparentemente simples, demanda a aplicação de uma extensa gama de novas tecnologias no equipamento de mamografia digital (DR), por parte dos fabricantes, principalmente na mecânica de movimentação do tubo de raios X em relação à mama e algoritmos de reconstrução. Além de demonstrar com alta fidelidade lesões de alto e baixo contraste, lesões que antes permaneciam obscuras nas incidências convencionais, as partes crânio-caudal e médio-lateral, em função da sobreposição dos tecidos, agora são detectadas em outros ângulos, aumentando a possibilidade de detecção precoce do câncer de mama.

Os equipamentos que estão sendo apresentados para a comunidade em geral, podem produzir, com apenas uma exposição, em torno de 50 imagens de uma única mama. Essas imagens podem ser melhoradas digitalmente, através da aplicação de inúmeros algoritmos matemáticos, sem a necessidade de repetição do exame e apresentar ao médico, ao mesmo tempo, uma visão global de toda área da mama em todos os ângulos possíveis, facilitando assim , o diagnóstico

Cabe ressaltar que a tomossíntese mamária está sendo apresentada por todos os fabricantes como sendo a nova tecnologia que levará a mamografia a um patamar mais elevado como método efetivo na detecção de lesões da mama.

Fonte: Marcus Vinicius Bortolotto
Físico responsável pela Clínica Mamorad
Especialista em Física do Radiodiagnóstico, Sócio da empresa PhyMED – Consultores em Física Medica e Radioproteção Ltda, Prof. da Faculdade de Tecnologia IPUC


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Copyright Mamorad 2016. Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido com GO